terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alice in wonderland

Eu sei que todos conhecem essa história.
É que eu estava procurando um livro para ler durante meu "tempo livre" e acabei em uma leitura da obra de Lewis Carroll e percebi que muito do simbolismo usado por ele, eu nunca tinha percebido.
Tá que o cara é um pedófilo/pervertido/sem moral, mas é também um gênio que ficou conhecido com um livro totalmente nonsense.
Mas é exatamente ESSE nonsense que é a melhor parte do mundo mágico/fumado de Alice.
Se pensarmos bem é um livro totalmente filosófico com vários ensinamentos para crianças
Bom para começar, segundo alguns professores de literatura, Alice é uma criança passando para adolecência, e o mundo mágico seria sua relutância a crescer. Isso fica claro quando ela recebe conselhos(no filme da disney) dos gêmeos sobre ser curiosa.
Ela bebe todo o frasco para entrar em uma porta e seguir um coelho sem pensar nas consequências.
Alice precisa, durante o livro todo, aprender a se controlar, tanto quando se alimenta na casa do coelho, como quando fala para o ratinho do bule de chá que ama muito Diná, sua gatinha que adora caçar ratos.
Uma coisa que podemos notar mesmo durante o filme da disney é seu aprendizado com relação à vida. Ela, quando foi aconcelhada pela lagarta a comer o cogumelo para crescer, o fez com cuidado para não crescer de mais e guardando para possíveis emergências.
Bom poderia ficar horas aqui analisando e fazendo teorias cósmicas, mas ninguém além de mim se interessaria/entenderia as coisas que eu escrevo.
Mais tarde acho que farei um post sobre o dicionário MJF


Nenhum comentário:

Postar um comentário