terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma conversa sobre amizades antigas


-Bléeeeeeeeeeee


-Estou mergulhaaaaaaaaaaandoooooooo



Ufa, finalmente consegui uns minutinhos pra postar aqui.
Fazia um tempo que eu tinha escrito sobre isso, mas acabei nem postando porque não achei legal, mas a ka me incentivou a continuar com o post.

A Ka e eu conversávamos outro dia sobre esse assunto, os amigos de longa data e as pessoas que simplesmente somem.

É o seguinte, incontáveis pessoas passam pelas nossas vidas todos os dias, se você conseguir se lembrar de todas as amigas/colegas/conhecidas que passaram por você, parabéns , você tem uma memória eidética do Sheldon. Enfim, você, normal, com o cérebro dentro dos padrões acaba esquecendo mesmo.
São muito poucos aqueles que perduram por anos e anos não é verdade?

Devo confessar, no começo achei que meus miguxos durariam muito pouco pois eram todos muito emocionalmente distantes e talz, para dizer a verdade eu nunca confiei muito no ser humano em si, devido a minha falta de capacidade de manter os amigos. Mas faz anos que estou nesse "grupo" que, por mais que todos falam que "está condenado" ou "não existe mais grupos" existe sim, uma panela, querendo ou não.
Estou fugindo do assunto que eu queria postar XDDD

Como manter as amizades?
Isso é complicado, mesmo depois de adulto, manter amizades é um trabalho de tempo quase integral, afinal , se você se afastar por muito tempo é difícil voltar logo para a intimidade que foi conquistada não é mesmo?
Existe milhões de motivos que levam uma pessoa a se afastar de seus amigos, distância, ciúmes, casamento, filhos, outros amigos etc etc etc.
Mais e os motivos para se manter esse trampo todo para conseguir que as pessoas não se afastem? vale a pena?
Tenho amigas(os) longe que são muito mais próximas que muita gente por perto, então mesmo com dificuldades agente tenta não se afastar umas das outras. Então qual é o mistério por trás disso? Porque para algumas pessoas é tão dificil manter contato.
Sinceramente, não sei, sei que tenho amigaS(os) que se afastaram de mim porque estão namorando, porque cansaram de mim, sem algum motivo aparente ou porque simplesmente não temos assuntos em comum.
A maioria nem "oi" eu consigo dar direito sem ficar aquele climinha chato de "o que será que eu falo?"
Ae eu olho para a pessoa e me pergunto , onde foi que erramos? aquela amizade tão bonita simplesmente desapareceu, e ninguém viu ela vazando por entre os dedos até que estivesse completamente dissipada.
É claro, manter os amigos não é apenas o trabalho de uma pessoa, e sim das duas, como no ditado "se um não quer, dois não brigam" bom é o mesmo com amigos.

Então aqui vai a minha pergunta, o que leva uma pessoa a se afastar?
Por que raios muitas pessoas não se importam em dizer que te amam que você é uma amiga e panz e, do nada ela resolve que ter amigos dá muito trampo e some. Ou ela espera que você um dia volte correndo para ela quando abrir os braços, ou ela acha que você é completamente irrelevante em sua vida, ou ela acha que você é como um animal no zoo, que está sempre lá esperando.
Talvez não seja tudo isso, talvez ela nem perceba que está se afastando, talvez ela não entenda o real valor disso tudo que eu mencionei.
De fato, essas pessoas não tem ciência do valor ou de como manter uma amizade, e você, meu caro amigo ou amiga, estão se desvalorizando à toa.
Afinal onde você quer chegar com isso tudo, Mika?

Er..para ser sincera, não sei, só sei que isso tudo me incomoda profundamente. Digo que eu quero manter as amizades, sejam lá com que forem, eu não gosto do ser humano em si, mas aprendi a gostar de algumas e sinceramente, acho que é triste que muitas delas somem por aí.
Mas não é só isso, como eu mencionei antes, as vezes a culpa pode ser de você mesmo, e isso é o que me incomoda mais, será que eu não sou uma boa amiga como eu sempre tentei ser? será que realmente eu estava enganada e essas pessoas são polidas demais para me dizer "eu não gosto de você"?
Como eu já disse em algum dos meus posts anteriores, eu aprendi o que é amizade (essa que eu tenho agora)depois de ser adulta, com duas pessoas muito especiais.

Isso tudo me lembra de alguns fatos
1o.
Esses dias atrás eu achei no orkut sem querer uma garota que eu estudei na segunda série. Eu lembro que ela era uma das poucas amigas que eu tinha na escola, era bonita, tinha um cabelão enorme e liso que eu amava, tinha uma mãe boazinha e uma lancheira térmica super sugoi xDD
Lembro de pouca coisa que agente conversou, mas lembro que uma vez, uma das meninas que me atazanou o resto da vida a pegou para brincar, e é claro eu fiquei magoada pois se ela ficasse com a tchurminha ela não falaria mais comigo.
Bom, o que aconteceu foi que durante uns meses ela se afastou e passou a andar com a tchurminha, e, um dos garotos da tchurminha quebrou a lancheira térmica da mãe dela. Ela ficou apavorada e começou a gritar e chorar e todo mundo fugiu dela. Eu fui lá, dei um chute na canela do cidadão e berrei dizendo que ele ia ter que pagar pela lancheira e ele, perdido, saiu de perto mancando, e ela veio correndo pra me abraçar.
Depois disso agente voltou a se falar normalmente *-*, eu só chutei o cara porque ele tava rindo e ninguém ia ajudar a garota se acabando de chorar e eu tava de saco cheio da tchurminha mesmo.
Foi a primeira vez que eu escutei a frase "melhor amiga" na minha vida, foi tão emocionante.
No final desse ano, na excursão escolar para o Zoo de São Paulo, a guria passou o dia todo comigo e com uma das garotas da tal tchurminha (que eu sinto um rancor até hj por outros motivos) porque a guria tinha brigado com todo mundo.
No final do dia, essa amiga e a outra foram ao banheiro correndo e, ao descer as escadas a minha amiga tropeçou e desceu rolando @-@.
Eu fui correndo lá embaixo quando ela gritou, tinha quebrado o braço(ela não tem sorte @_@ ). Quando voltamos para nossa terrinha ela estava esperando pela mãe com o braço quebrado, eu não consigo me lembrar de nada do caminho nem hospital, nem nada. Só sei que minha mãe, ela e eu ficamos um tempo lá esperando pela mãe dela pra tentar acalmar a guria.
Quando eu achei ela, mencionei o zoo, ela me contou esse final que eu não me lembrava, que eu fiquei lá com ela e ela era grata. Bom, eu jamais disse que eu também era grata a ela, por ser uma das únicas garotas a falar comigo.
Enfim, eu converso com ela no máx uma vez por mês, quando eu encontro com ela sem querer no msn, mas o mais incrível é que agente sempre tem assunto, por mais que eu passei mais de dez anos afastada, foi bem legal.

2o.
Pelas coisas que aconteceram com a amiga acima, eu, quem eu considerava amiga, defendia com unhas e dentes e comprava todas, mas todas as brigas mesmo de todos a minha volta. Não importando o que aconteceria comigo. Mas muitos (tipow muitos mesmos) eventos de uns anos para cá me fizeram acreditar que, se eu o fizer, tomarei no c* pois a culpa das coisas que aconteceram com as tais pessoas foram minhas. Eu defendi certas pessoas e elas se vingaram de mim, portanto eu deixei de fazer isso à muito e deixei de odiar os inimigos dos meus amigos. Eu sinto muitíssimo por isso, sério, mas é muito ruim você perder pessoas por estar defendendo-as.


O 3o. fato é que eu tinha uma amiga, alguns anos depois que saía comigo, viajava, eu dormia na casa dela e na minha, quando entrou um 3o. elemento na nossa mini-panela. De repente, ambas começaram a ficar supermiguxas e eu fiquei de fora pois começava a minha vida otaku e elas achavam japoneses ridículos. O que aconteceu? Os japoneses da sala tinham aquela panela fechada que só quem vive em colônia entende, japonês de fora, não entra, e elas, as brasileiras começaram a sentir um ódio mortal pelos descendentes(não sei porque) elas brincavam dizendo que eu era uma cadelinha e ficava latindo por aí (comecei a me sentir mal com isso)
Enfim, um dia (eu tava na 3a ou 4a. série) a mãe da primeira amiga me ligou dizendo que eu era uma pessoa horrível, que a filha dela e a outra amiguinha sentiam uma pena desgraçada de mim porque ninguém mais andava comigo e nem aquelas japonesas chatas me suportavam e que era para eu me tocar e me afastar de todos.
Cara..pensando bem até hoje eu sinto um rancor desgraçado dessa mulher, ela é uma das poucas pessoas nesse mundo que eu guardo rancor com gosto. Não é coisa que se diga para uma criança, na época eu não sabia me defender, oras, se um adulto te fala isso, você fica marcada.
Só sei que depois desse dia, nunca mais falei com ninguém na sala. Acho que isso comprometeu a confiança que eu tenho nas minhas amizades pelo resto da minha vida. E também me fez ser uma pessoa com um sorriso falso no rosto fingindo que está tudo bem quando não está, e apenas esperando pelo chute final.

Enfim....nayami eterno por nayami eterno. Essa bagunça sobre amigos é a minha cabeça, não sei que conclusão as pessoas que leem isso podem chegar, esse post foi extremamente pessoal (os 3 últimos fatos) e foi meio complicado decidir postar ou não, mas decidi por sim por falar sobre o tema principal do post.
Meus amigos atuais sabem muito bem quem são, alguns se foram e voltaram e eu agradeço por isso, alguns estão se distanciando pouco a pouco, alguns moram longe, como eu mencionei, e alguns já estão semi-desaparecidos. Não escrevi tudo isso para me fazer de coitadinha, mesmo porque eu tive a sorte de achar pessoas que vieram para mim sozinhas. Mas apenas para deixar registrado que para mim, quem se distanciar por livre e espontânea vontade, eu não vou poder fazer muito, a amizade é, como eu já disse, um relacionamento de dois lados.
Será que esse post vai durar muito tempo no ar? XDD



3 comentários:

  1. sabe q eu tb nao entendo direito de amizade...
    mas eu acho q como amiga, nao sou muito boa
    nao fico ligando, nao fico mandando email, e nao falo no msn...
    mas as pessoas q eu gosto, eu sempre trato bem, mesmo depois de anos sem conversar...
    mas eu sou de amizade livre, nao fico chteada se a pessoa sumir, vou estar ali pra qdo ela resolver voltar...
    entao talvez alguns amigos nao deixaram de ser seus amigos, talvez eles ainda estejam ali esperando vc...

    ResponderExcluir
  2. euseiquevouapanharporissomas...
    NHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOWN~

    *~~~~foge eternamente*
    acho q mama sabe oq penso sobre o assunto tratado então só o nhown basta 8DDD

    ResponderExcluir
  3. Putz, escrevi um monte e 'sapourra' apagou tudo >:-/

    Talvez tenha sido melhor assim XD

    Amiguinhas?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir